MiniCurso: Repórteres Comunitários
Local: Estação Digital / Telecentro
Horário: às 8h
Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 20, a segunda parte do minicurso sobre repórteres comunitários; 13 participantes; 85% dos participantes retornaram nesta etapa. Ministrado pelos estudantes de Comunicação Social Aline Santana e Jackson Neves. Equipe de apoio: Daniela Schmitz, Patrícia Domingues, Reilly Pires e Profª Elisângela Pessoa.
A parte I ocorreu na quinta, 19.
Os participantes foram divididos em três grupos: TV, rádio e jornal.
Lindalva, Elisângela, Matheus, Sebastiana, Leonel e Ângela Foto: Jackson Neves |
O grupo do jornal composto por Ângela Macedo, Lindalva Oliveira, Matheus Nogueira e Sebastiana Miranda, realizou o texto abaixo:
O Rondon trouxe para a população de Pedro Afonso várias oficinas para enriquecer a sociedade como o minicurso de comunicação comunitária.
Segundo Elisangela Pessoa, professora e assistente social da cidade de São Borja, Rio Grande do sul, que estava acompanhando a oficina “o Projeto Rondon, veio ao Tocantins através do ministério da defesa, sendo Pedro Afonso uma das 15 cidades escolhidas para receber as atividades do projeto".
A professora ainda explica que a cidade foi escolhida pelo fato de apresentar características que o projeto poderia contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Para ela a cidade é muito diferente. "Estranhei o clima, o sotaque e a cultura", conta. Mesmo assim, está gostando porque está aprendendo várias coisas novas com a população Pedro afonsina.
A oficina de hoje aconteceu através de palestras dos estudantes da UNIPAMPA, com apresentação de slides e os participantes aprenderam basicamente como ser um Repórter Comunitário.
De acordo com Leonel Coelho, servidor público da cidade de Pedro Afonso e participante do minicurso, "foi muito importante a oficina para a cidade por que trouxe novidades sobre comunicação", conta. Para ele as pessoas não vêem redes sociais como um meio de comunicação, como as TVs, os rádios e os jornais. "O minicurso nos deu esse chance de enxergar as redes sociais de outra maneira", completa.
Completadas as tarefas, a oficina gerou uma reportagem de jornal, TV e rádio, realizadas pelos alunos integrantes da comunidade.